24.11.2017

Edifícios sustentáveis e inteligentes vencem concurso para a sede da ITU em Genebra

  O concurso internacional lançado para o novo edifício sede da União Internacional de Telecomunicações (ITU), a nascer em Genebra, na Suiça, já tem vencedores. No topo ficaram quatro propostas que em comum têm o facto de assentarem em soluções de construção inteligentes e sustentáveis.
  Os primeiros quatro lugares do concurso foram então entregues a Christian Dupraz architects (Suiça), Mads Mandrup Hansen (Dinamarca), Romain Ecorchard (França) e Jean-Pierre Dürig (Suiça).
  Ao todo, a ITU revela que, concorreram 74 propostas provenientes de todo o mundo, contudo, os quatro escolhidos foram os que responderam de uma forma mais eficaz aos requisitos do promotor, que passavam por um edifício inteligente e sustentável, que usasse a mais recente tecnologia, fosse autónomo e adaptável à introdução de um modelo de trabalho flexível, ao mesmo tempo que oferecia um ambiente leve, moderno e inspirador para os colaboradores da ITU.
  Houlin Zhao, secretário-geral ITU, comenta: “A ITU está encantada com o interesse mundial nesta competição e a qualidade das propostas entregues, que representaram projectos inteligentes, sustentáveis e inovadores. Agradeço a todos os que participaram na competição e felicito os quatro selecionados”.
  O júri internacional foi presidido por Hassan Radoine, director da Escola Nacional de Arquitectura de Marrocos e composto por arquitectos independentes e representantes da ITU e do governo suiço. O júri reuniu-se em duas sessões em Junho e Julho de 2017.
  A cerimónia para atribuir os prémios aos quatro vencedoes será organizada na ITU em Genebra no final de Janeiro de 2018. Nessa altura, os quatro projectos serão exibidos ao público.
  A construção do novo edifício começará em 2020, estando a abertura prevista para o final de 2023.

In construir.pt
Voltar

Destaques

Copyright © 2009 Guia da Construção Civil