17.01.2022

Reabilitação da Linha do Vouga acelera

  A Infraestruturas de Portugal lançou o concurso público para a renovação integral do troço entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, da Linha do Vouga, um investimento estimado de 4,95 milhões de euros, ao qual acrescem os encargos relacionados com os materiais a aplicar.
 Esta empreitada integra o Plano de Reabilitação da Linha do Vouga que a IP tem em curso e que contempla a reabilitação da superestrutura de via, com a substituição integral de carril, travessas e fixações, a balastragem de via e ataque mecânico pesado, bem como a automatização de passagens de nível.
 Com este investimento pretende-se melhorar os níveis de serviço e segurança da infraestrutura ferroviária, a executar de forma faseada até 2025, num montante global estimado de 34 milhões de euros. As intervenções a desenvolver abrangem os 96 quilómetros de extensão da Linha do Vouga, entre Espinho e Aveiro.
 Do conjunto de acções previstas, encontram-se já concretizadas a beneficiação da superestrutura de via no troço entre Águeda e Sernada do Vouga, a reabilitação de via na ponte rodoferroviária de Sernada do Vouga e a reabilitação estrutural e protecção anticorrosiva da Ponte do Águeda, intervenções no montante de três milhões de euros.
 Actualmente está a ser executada a empreitada de renovação do troço entre Vila da Feira e Oliveira de Azeméis – adjudicada à empresa Steconfer, sendo a fiscalização assegurada por recursos internos da IP – envolvendo um investimento total de 3,5 milhões de euros (2,2 milhões de euros do valor da empreitada aos quais acresce 1,3 milhões de euros relativos a materiais).

In www.construir.pt
Voltar

Destaques

Copyright © 2009 Guia da Construção Civil